Como fazer cream cheese, receita carnívora/ cetogênica
- Receita Carnívora
- 8 de out.
- 4 min de leitura
Esta receita cream cheese caseiro é a mais simples e fácil de fazer.
Tudo o que você precisa provavelmente sempre tem na geladeira! O resultado é macio, cremoso, e funciona como o cream cheese comprado pronto!
O que é cream cheese?
O cream cheese é um queijo fresco, macio e cremoso, com sabor levemente picante, feito de leite e creme. Geralmente vem em duas formas: mais firme, em blocos, ou mais macio em potes.
Na produção comercial, bactérias lácticas são adicionadas ao leite pasteurizado para coagular a caseína e formar coalhada (a maior parte do leite disponível no mercado é pasteurizada até certo ponto para matar bactérias nocivas que podem causar doenças).
Creme de leite fresco é adicionado para ajustar o teor de gordura e conferir cremosidade ao cream cheese final.
Esta receita caseira de cream cheese usa suco de limão, ou vinagre branco puro e o creme é opcional.
É um cream cheese fresco tradicional de VERDADE, sem estabilizantes ou conservantes comerciais. É delicioso e funciona tão bem quanto o cream cheese comprado pronto em cheesecakes ou outros assados e receitas.
Como fazer cream cheese, receita carnívora/ cetogênica

Ingredientes
1 litro de Leite integral
2-3 colheres de sopa Suco de limão
1/4 de colher de chá de Sal
O leite integral nesta receita rende mais e coalha mais do que o leite com teor de gordura reduzido. E também por seu sabor rico e textura cremosa.
Modo de preparo
Leve o leite para ferver em fogo médio-alto em uma panela de fundo grosso. Não deixe ferver.
Em seguida, reduza o fogo para médio. Adicione o suco de limão, 1 colher de sopa de cada vez, em intervalos de 1 minuto. Continue mexendo constantemente.
Mexa até a mistura coalhar e se separar completamente, o que deve levar apenas alguns minutos. Retire do fogo.
Coloque uma peneira com 1 ou 2 camadas de gazes, ou um tecido limpo, sobre uma tigela grande. Despeje a mistura de coalhada na peneira. Deixe esfriar por cerca de 15 minutos.
Por fim, transfira a coalhada para um processador de alimentos e bata por cerca de 3 a 4 minutos ou até que a coalhada esteja homogênea e totalmente lisa e cremosa.
Continue adicionando o líquido transparente restante aos poucos, caso o cream cheese esteja granulado.
Adicione sal a gosto. Além disso, agora também é uma boa hora para adicionar ervas secas ou frescas, alho ou qualquer outro sabor de sua preferência.
Como armazenar cream cheese
Como este produto contém leite fresco e não tem nada adicionado para conservá-lo, sugiro que você guarde o cream cheese em um recipiente hermético na geladeira por 7 a 10 dias.
Notas
Cuidado para o cream cheese não ficar granulado. Se o leite foi superaquecido por um tempo impreciso, tende a separar a gordura do queijo. Na produção comercial isso é evitar isso adicionando estabilizantes como goma de alfarroba, guar ou carragenina para torná-lo mais cremoso e suave.
Isso também pode ser evitado ou reduzido com cream cheese caseiro, aquecendo o leite em fogo baixo em vez de ferver. Se, após bater, você perceber que o cream cheese está um pouco arenoso, continue batendo.
O sal adicionado temperará o cream cheese e ajudará a coalhada a se desfazer melhor, formando um cream cheese delicioso e macio. Adicionar mais soro de leite gradualmente ao processador de alimentos durante o processo também ajudará.
A diferença entre cream cheese e outros queijos
Eles diferem principalmente em sua natureza e na última etapa da produção.
CREAM CHEESE é uma coalhada fresca/não envelhecida que precisa ser processada até ficar homogênea; COTTAGE é coalhada e soro de leite não envelhecidos;
RICOTA é uma coalhada semi-mole envelhecida ou não envelhecida com soro coado;
PANNER é uma coalhada não envelhecida que precisa ser prensada.
MASCARPONE é feito com creme (sem leite) e ácido.
Esta receita rende 1 xícara (cerca de 227 g) de cream cheese caseiro, então confira a receita do seu cheesecake e veja a quantidade de cream cheese que você precisa e multiplique. Você pode facilmente dobrar ou triplicar a receita, se necessário.


Comentários