top of page

Receita de Patê de fígado carnívoro

  • Receita Carnívora
  • 5 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de out.

Um patê de fígado, sabor suave e aveludado? Não procure mais!


Rico em gordura saudáveis e extremamente nutritivo, é uma maneira fácil de saborear fígado.


O fígado é um dos alimentos mais ricos em nutrientes, rico em vitamina A, vitaminas do complexo B (especialmente B12), ferro, cobre e zinco. Ao combiná-lo com gorduras de alta qualidade, você cria um componente perfeito para uma refeição carnívora e cetogênica que proporciona saciedade e energia.


O patê carnívoro é o tipo de receita que pode convencer você a inserir figado na sua alimentação com menos esforço. Principalmente quem está em transição para dieta carnívora, este patê oferece uma introdução suave às vísceras. A manteiga e o creme ricos suavizam o sabor característico do fígado.


Essa receita é versátil, você pode usar tanto o figado bovino, quanto de frango, pato, ou até mesmo de porco.


Informações

Tempo de preparo: 10 minutos, 1-2 horas de resfriamento

Rendimento: 8-10 (rende aproximadamente 2 xícaras)


Calorias: 122 por 2 colheres de sopa

82% gordura, 17% proteína, 1% carboidratos


Receita de Patê de fígado carnívoro

Receita de Patê de fígado carnívoro

Ingredientes


  • 450g de fígado de frango, limpo e seco

  • 1½ tablete de manteiga (170 g)

  • ¼ xícara de creme de leite fresco (apenas creme de leite puro)

  • ½ colher de chá de sal ou a gosto


Modo de preparo


Lave os fígados de frango em água fria, removendo qualquer tecido conjuntivo, facilita para bater. Seque-os com papel-toalha para garantir um melhor douramento.


Em uma frigideira em fogo médio, derreta cerca de um terço da manteiga (4 colheres de sopa). Quando começar a borbulhar suavemente, adicione os fígados.


Cozinhe os fígados por 3 a 4 minutos de cada lado. Para um sabor mais suave, cozinhe até que estejam levemente rosados ​​por dentro (não crus, mas também não completamente cinzas).


Se sabor não for problema, cozinhe até que estejam completamente dourados.


Após os fígados estiverem cozidos, adicione o restante da manteiga e deixe derreter completamente. Desligue o fogo e espere esfriar por cerca de 10 a 15 minutos.


Transfira tudo, inclusive o caldo da manteiga para o liquidificador. Adicione o creme de leite fresco e o sal.


Bata em velocidade média por cerca de 20 a 30 segundos ou até ficar completamente homogêneo sem pedaços visíveis de fígado.


Experimente e ajuste o sal, se necessário.

Armazene o patê no recipiente fechado e leve à geladeira por pelo menos 1 a 2 horas, ou até firmar. O patê ficará mais firme à medida que a manteiga e o creme esfriarem.


Dicas do chef:

Cubra com uma pitada de torresmo para dar mais textura


Armazenamento


Pode ser conservado por até 5 dias na geladeira.

Para refrigerar, cubra a superfície diretamente com um pedaço de papel-manteiga antes de fechar o recipiente, isso evita a oxidação e a descoloração da parte superior.


Pode congelar por até 3 meses. Divida o patê em recipientes menores para descongelar apenas o que for usar. Descongele na geladeira durante a noite.



Notas

Para um sabor mais suave, use fígado de frango. Se preferir um sabor mais forte, experimente com fígado bovino ou suíno. O patê ficará consideravelmente firme na geladeira, à medida que a gordura esfria e solidifica.






Comentários


bottom of page