Receita de Farinha carnívora (cetogênica, low carb) de frango
- Receita Carnívora
- há 1 hora
- 5 min de leitura
Farinha carnívora, como assim? É isso mesmo que você leu, é uma farinha feita de peito de frango em casa.
Esta é uma receita fácil com apenas um ingrediente (só peito de frango!) que qualquer pessoa pode fazer sem desidratador.
No Brasil não temos farinha carnívora para comprar (pelo menos ainda não achei), então descobri essa receita. Na verdade, é nada mais do que o pó de frango desidratado é perfeito para fazer.
Essa receita de farinha carnívora de frango é ideal para fazer pão carnívoro, biscoitos carnívoros e waffles carnívoros, ou como um suplemento proteico que enriquece suas receitas com proteína natural e o delicioso sabor.
O frango primeiro é desidratado e dai moído até virar um pó fino ou farinha.
Com essa receita da para fazer o caldo de galinha caseiro (tempero).
Você não precisa de um desidratador para fazer! Basta um forno comum e um processador de alimentos. Opcionalmente, você também pode usar um micro-ondas e um liquidificador pequeno, se fizer aos poucos.
Informações
Tempo de Preparo20minutos minutos
Tempo de preparo1hora hora
Rendimento: 200 gramas
Informação nutricional por 100 gramas:
Calorias: 158 calorias
Proteína: 32,1 gramas
Gordura: 3,24 gramas
Carboidratos: 0
Receita de Farinha carnívora (cetogênica) de frango

Ingredientes
800 gr Peitos de frango sem pele e sem osso.
Modo de preparo
Primeiro, cozinhe completamente os peitos de frango. Você pode usar qualquer método de cozimento que preferir, mas para secar a carne de frango mais rapidamente, as melhores opções seriam o micro-ondas, o forno ou a air fryer sem óleo.
Cozinhar o frango em uma panela com água não é uma boa ideia, pois você estaria introduzindo umidade que teria que assar por mais tempo para remover depois.
Você pode cortar os peitos de frango sem pele em pedaços pequenos ou tiras para cozinhar mais rápido.
Ou pode cozinhá-los inteiros primeiro, depois cortá-los, fica a seu critério e o que for masi fácil para você (Imagem 3) .
No microondas após 15 minutos, corte ao meio e verifique se estão cozidos ou 20 minutos no forno, os peitos de frango podem parecer suficientemente cozidos, mas é preciso testar para ter certeza.
Lembre-se, a ideia é desidratar o frango. Portanto, você terá que cozinhá-lo até que esteja tão resseco que não seja mais possível comê-lo
A ideia é cozinhar o frango demais de propósito até que ele fique duro e borrachudo como a sola de um sapato.
Agora é hora de processar e desidratar
Aguarde até que os peitos de frango cozidos esfriarem. Forre a maior assadeira ou forma que tiver com papel manteiga. Use uma forma com laterais altas para evitar sujeira ao virar o pó mais tarde.
Pique grosseiramente os peitos de frango resfriados em pedaços menores (caso ainda não o tenha feito antes de cozinhar).
Coloque os pedaços em um processador de alimentos e bata até que estejam completamente pulverizados.
Espalhe o frango processado uniformemente dentro da assadeira. O ideal é que a camada não ultrapasse 2,5 cm de espessura, pois quanto mais fina a camada de frango em pó, mais rápida será a evaporação da umidade.
Leve a assadeira ao forno pré-aquecido a 175 °C (350 °F) e asse o frango em pó por 10 minutos.
Retire do forno e misture o pó na assadeira. A ideia é virar o frango que está no fundo para que ele fique por cima e tenha a chance de secar com o calor do forno nos próximos 10 minutos.
Devolva a assadeira ao forno. Após 10 minutos, repita o processo de misturar/virar o frango em pó.
Cada vez que você retirar o frango do forno, ao começar a virar o pó, você notará duas coisas :
A camada superior tem uma cor mais escura, ou mais dourada, em comparação com a camada inferior.
O vapor de água sobe à superfície, especialmente quando você "rompe a superfície" da camada de caldo de galinha em pó com a colher/espátula ao começar a misturá-lo.
Você vai saber que a farinha de frango está pronta quando o vapor parar de subir do frango durante a mistura. Você notará cada vez menos evaporação a cada vez que retirar a assadeira do forno.
Todo o processo geralmente leva 4 ciclos de 10 minutos no forno. O pó de frango, quando pronto, terá uma aparência bastante dourada e mais fina (seca) em comparação com o ponto inicial, antes de assar.
Pode levar mais ou menos tempo para você. A evaporação depende de 3 fatores:
O quão bem você cozinhou o frango na primeira etapa (antes do processamento).
Você conseguiu triturá-lo tão finamente!
Qual a profundidade da camada de frango dentro da bandeja?
Para obter os melhores resultados e uma textura mais fofa em suas receitas,
transfore uma farinha extrafina e aerada. Para isso seguia faça isso:
Refinando a farinha
Na última etapa, espere o pó de frango assado esfriar completamente e adicione-o novamente ao processador de alimentos (ou a um liquidificador) e pulse.
Em seguida, passe o pó de frango por uma peneira fina. O que restar na peneira junte e processe-os novamente.
Um liquidificador de alta potência é melhor para transformar o frango em pó em uma farinha ultrafina
Notas
Com uma quantidade maior de frango, o preparo da receita não demora muito mais.
Os peitos de frango são ideais para desidratação, pois já possuem um nível de umidade mais baixo. Seu teor de gordura também é muito baixo em comparação com o restante do frango. Gorduras e óleos que podem ficar rançosos com o tempo estragariam a farinha de frango!
A quantidade resultante de farinha de carne de frango será quatro vezes menor que o peso inicial dos peitos de frango frescos.
Aperte os peitos de frango com uma pinça de metal e verifique se está saindo algum líquido. Se estiver, cozinhe por mais 5 minutos ou até que não saia mais líquido.
fique atento aos sinais de evaporação para garantir que a farinha de frango esteja pronta. É MUITO importante que não haja mais NENHUM vapor saindo do frango enquanto você o mistura. Isso garantirá que a farinha esteja livre de umidade e aumentará sua vida útil.
Usos para farinha de frango
Para facilitar o uso nas receitas, a proporção de farinha/pó de frango siga essas medidas:
1 xícara de farinha/pó de frango = 150 gramas,
½ xícara = 75 gramas,
⅓ xícara = 50 gramas,
¼ xícara = 35 gramas,
1 colher de sopa = 10 gramas.
Enriqueça seus alimentos com proteína extra, é um suplemento proteico caseiro!
Uma farinha ideal para dietas cetogênicas, com baixo teor de carboidratos e carnívoras, perfeita para assar pão, biscoitos ou waffles.
Quanto ao comportamento da farinha de frango nas receitas, ela reidrata rapidamente e consegue engrossar líquidos. Ela tem um poder de absorção quase tão bom quanto o da farinha de coco, mas com uma textura menos granulada.
Armazenamento
É importante guardar em um recipiente hermético para evitar a absorção de umidade.
Um pote de vidro com tampa de pressão e vedação de borracha adequada é ideal e manterá sua farinha de frango fresca por mais tempo.
Na geladeira dura por 7 dias.
No congelador/freezer em saquinhos zip-lock, a farinha de frango desidratada pode durar até um mês ou mais.

Comentários