Receita de iogurte natural e grego carnívoro caseiro
- Receita Carnívora
- 18 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de out.
Sobremesa carnívora, cetogênica, low carb, animal based
Faço iogurte em casa há alguns anos e é sinceramente o melhor de todos que já prove.
Além de economizar, o iogurte caseiro é realmente saudável, pois não leva nenhum conservante.
Esse método é o mais básico, não requer culturas especiais, nem equipamento especial.
Se você mora em regiões quentes, é só usar um cachecol ou blusa de lã para envolver o recipiente e depois de 6 horas estará pronto. Se for uma região um pouco mais fria, uma simples caixa de isopor (daquelas que levamos a praia) ou um cooler e não tem erro.
Da para fazer sem termômetro, mas se tiver um é melhor, principalmente nas primeiras vezes que você fizer, após um tempo já sabe sentir a temperatura ideal e nem precisa mais.
O que posso fazer com meu iogurte?
Depois que você dominar o método básico de fermentação do iogurte, da para fazer variações para incrementar o sabor e a textura, como adicionar leite em pó (se não for problema para você) ou gelatina para dar mais consistência.
É a partir desta base também que fazemos iogurte grego que é mais denso, para algumas dietas carnívoras só o grego é aceito.
Receita de iogurte natural e grego carnívoro caseiro

Ingredientes
1 copo iogurte comercial contendo culturas ativas
1 litro de leite integral
Modo de preparo
Despeje o leite em uma, panela leve ao fogo médio a médio-alto. Aqueça o leite até pouco abaixo da fervura, cerca de 93 °C. Mexa o leite delicadamente enquanto aquece para garantir que o fundo não queime e o leite não transborde.
Alguns especialistas dizem que essa etapa de aquecimento é necessária para alterar a estrutura proteica do leite, de modo que ele se solidifique em vez de se separar.
Deixe esfriar até que esteja morno ao toque, entre 45°C e 46°C. Mexa ocasionalmente para evitar a formação de película.
Coloque um pouco do leite morno em uma tigela, então adicione o iogurte e bata até ficar homogêneo e o iogurte se dissolver no leite.
Despeje o iogurte diluído no leite morno, cubra a panela, coloque a panela inteira dentro do forno desligado, ou enrole a panela em lã para manter o leite aquecido enquanto ele endurece (idealmente em torno de 43 °C, embora alguma variação seja aceitável).
Deixe o iogurte descansar e endurecer por pelo menos 6 horas ou durante a noite toda. Quanto mais tempo o iogurte ficar em repouso, mais espesso e ácido ele ficará
Evite mexer o iogurte até que ele esteja completamente endurecido.
Quando o iogurte estiver firme ao seu gosto, armazene na geladeira O iogurte caseiro dura cerca de 2 semanas na geladeira.
O próximo iogurte
Não esqueça de reservar um pouco do iogurte que você fez pronto, para usar um outra leva. Basta guardar 1/2 xícara para usar para esse propósito.
Se, você notar sabor estranho no seu iogurte ou que ele não está cultivando tão rápido, pode ser alguma bactéria externa se instalou no seu iogurte ou que essa cepa está enfraquecendo. Neste caso use iogurte industrializado na sua próxima leva., começando uma nova cultura.
O iorgute grego
Iogurte grego caseiro é feito coando o iogurte caseiro(até ficar com a consistência desejada.
Modo de preparo
Em uma peneira fina, ou coador de papel, ou ainda um tecido de voal (próprio para isso) despeje delicadamente o seu iogurte, e deixe sobre outra vasilha enquanto coa e o soro é extraído.
Dependendo da consistência do seu iogurte, pode demorar um pouco ou ser muito rápido. Você pode deixar dentro da geladeira enquanto coa, até atingir a consistência que você deseja.
Dicas
Use diferentes marcas de iogurte comercial para fermentar o leite também pode proporcionar sabores e benefícios nutricionais sutilmente diferentes.
Você também pode tentar comprar um fermento especial em uma loja de produtos naturais, cooperativa de alimentos ou online. E sabe aquela capsulas de probióticos também ara fazer e não precisa comprar novamente.



Comentários