top of page

Receita de Molho branco Carnívoro/ Cetogênico/ Low carb

  • Receita Carnívora
  • 13 de out.
  • 4 min de leitura

Atualizado: há 7 dias



Uma receita de molho rico e aveludado sem todos aqueles espessantes vegetais nada saudáveis?


Aqui está uma receita que vai fazer parte da sua coleção de receitas ultra saudáveis e deliciosa!


Sim, o cuidar da saúde fica muito mais fácil quando acompanhado de pratos saborosos. Especialmente para que adotou um estilo de vida carnívoro e não apenas uma dieta temporária.


Este molho branco de queijo carnívoro é incrível acompanhante para seus bifes, hambúrgueres, macarrão carnívoro, lasanha, carnívora, frutos-do-mar e o que sua criatividade mandar.


Textura sedosa, perfeito para regar, mergulhar ou servir como quiser.


Além de perfeito para dieta carnívora, dieta cetogênica, também atende Low carb (baixo teor de carboidratos), sem glúten, sem açúcar, sem ovos e animal based



Informações


Tempo: 5 minutos de preparo e 10 minutos de cozimento


Rende cerca de 2 xícaras no total


Calorias: 320 por porção ( 1/3 de xícara)


Macros: 33g de gordura | 2g de carboidratos | 11g de proteína


Receita de Molho branco Carnívoro/ Cetogênico/ Low carb


Receita de Molho branco Carnívoro/ Cetogênico/ Low carb

Ingredientes


Base do molho

  • 200g de creme cheese (integral, em temperatura ambiente para derreter mais facilmente)

  • 1 - 1/2 xícaras de creme de leite fresco

  • sal a gosto


Opcional

  • 200g de queijo cheddar ralado na hora

  • raspa de nó moscada


Instruções passo a passo


Se possível, deixe o cream cheese em temperatura ambiente por 15 a 20 minutos para amolecer, isso acelera o processo de derretimento.


Coloque o bloco de cream cheese no fundo da panela e despeje o creme de leite fresco sobre o cream cheese. Use 1 xícara de início para regular a espessura do creme. Se necessário, adicione o restante do creme de leite para uma textura mais cremosa e menos densa.


Leve ao fogo médio-baixo. Não é para ferver a mistura, mas apenas derreter. Mexa ocasionalmente para ajudar o cream cheese a se misturar ao creme de leite.

Enquanto o creme esquenta, rale o queijo cheddar, caso ainda não tenha feito isso.


Não use queijo ralado pronto, que geralmente contém agentes antiaglomerantes de origem vegetal, como celulose (polpa de madeira!) ou amido de batata.


Se for adicionar o queijo, esta é a hora, adicione aos poucos. Mexa após cada adição até derreter antes de adicionar mais.


Fique de olho na consistência do molho. Se estiver muito grosso para o seu gosto, adicione um pouco mais de creme de leite. Se estiver muito ralo, adicione um pouco mais de queijo ralado.


Se no final o molho ainda parecer um pouco granulado, desligue o fogo, mas deixe a panela no fogão. O calor residual derreterá tudo enquanto você mexe delicadamente.


Substituições


Experimente diferentes tipos de queijo para obter perfis de sabor variados.


Creme de leite fresco cria um molho mais rico, mas você pode usar leite integral para uma versão mais leve. Alguns carnívoros até usam caldo de osso para adicionar valor nutricional e um sabor diferente.


Se você não encontrar cream cheese sem aditivos, pode fazer o seu próprio (temos receita aqui) ou iogurte grego (também temos receita).


Se queijos especiais estiverem fora do seu orçamento, um pouquinho de parmesão fresco ralado natural adiciona sabor com pouca quantidade. A maioria dos queijos firmes a semi-firmes funcionam bem. Queijos muito duros, como o parmesão curado, precisam ser misturados com um queijo que derrete mais, e queijos muito macios, como o brie, criarão uma textura completamente diferente.


Se quiser aumentar o teor de proteína, adicione 1 a 2 colheres de sopa de isolado de proteína de soro de leite sem sabor.


Você pode usar outros temperos que costuma e gosta. A nós moscada é o tempero tradicional de molho branco, mas se não gostar pode dispensar.


Armazenamento


Armazene em um recipiente de vidro com tampa hermética. Deixe esfriar um pouco antes de refrigerar. O molho solidificará um pouco na geladeira, o que é normal.


Quando estiver pronto para usar novamente, você terá várias opções de reaquecimento:

  • Aqueça em intervalos de 30 segundos a 50% da potência, mexendo entre cada intervalo até ficar homogêneo e quente.

  • Ou Reaqueça em fogo baixo, mexendo sempre para evitar que queime.

  • Ou ainda, para um reaquecimento mais suave, coloque em uma tigela resistente ao calor sobre água fervente e mexa até derreter.


O molho se conserva bem na geladeira por até 5 dias. Não é recomendado congelar, pois molhos à base de laticínios tendem a se separar e ficar granulosos quando descongelados.



Do ponto de vista nutricional, este molho é rico em vitaminas lipossolúveis, incluindo A, D e K2 (especialmente se você consumir laticínios de animais alimentados com pasto), além de cálcio e ácido linoleico conjugado (CLA), que contribuem para uma composição corporal saudável.


Além disso, alto teor de gordura torna esse molho saciante, ajudando você a se sentir satisfeito por mais tempo e fornecendo energia estável sem a montanha-russa de açúcar no sangue.


Notas


Se o molho separar e ficar oleoso, experimente retirar do fogo imediatamente e bater vigorosamente. Se isso não funcionar, uma batida rápida com um mixer de imersão pode resolver.


Para um molho mais espesso, basta adicionar mais queijo ralado ou reduzir um pouco a quantidade de creme.


Seja você um veterano da dieta carnívora ou apenas explorando opções de origem animal, este molho de queijo merece um lugar na sua rotina.



 
 
 

Comentários


bottom of page