Receita de Panacota (panna cota)
- Receita Carnívora
- 4 de nov.
- 3 min de leitura
Suave e delicioso, essa receita de Panna Cotta de Iogurte Carnívoro é o equilíbrio perfeito entre creme de leite rico e iogurte grego integral e picante com uma textura tão perfeita que você vai pensar que foi criada pelos melhores chefs carnívoros.
A panacota, ou panna cotta em italiano, é uma sobremesa tradicional de origem italiana, da região de Piemonte. Panacota significa literalmente "nata cozida", o que descreve sua base cremosa e delicada
Uma ótima opção para quem segue uma dieta carnívora que admite laticínios ou dieta cetogênica. Com uma consistência suave e aveludada é semelhante a um pudim ou flan.
Nota
Iogurte grego integral dá a esta panna cotta uma textura e sabor rico e um toque acido. Na receita original usa-se apenas o creme de leite, se preferir uma versão mais adocicada sem acidez substitua o iogurte pelo creme de leite.
Leva pelo menos 4 horas na geladeira para firmar.
Se fizerem parte da sua dieta adoçante ou essências, aproveita as notas e veja as variações!
Informações nutricionais
Calorias:51Kcal /porção = 65g
Glícidos:2.3g
Gord total:2.4g
Fat saturat:1.6g
Proteínas:5.2g
Fibras:0g
Açúcar:1.4g
Informações de preparo
Rendimento 6—8
Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo de cozimento: 10 minutos
Tempo adicional: 4 horas
Tempo total: 4 horas e 20 minutos
Receita Panna Cotta de Iogurte Carnívoro

Ingredientes
2 colheres de sopa de água fria
2 colheres de chá de gelatina em pó
1 xícara (240 ml) de creme de leite fresco
1 xícara (240 ml) de iogurte grego integral espesso e natural (veja receita de iorgute grego)
Modo de preparo
Misture a água e a gelatina em uma tigela pequena. Deixe a mistura descansar por cerca de 5 minutos para que ela hidratar.
Enquanto a gelatina estiver hidratando, despeje o creme em uma panela. Leve para ferver em fogo médio, mexendo de vez em quando. Quando notar as primeiras bolhas, retire do fogo.
Então adicione a gelatina dissolvida ao creme quente. Mexa até que a gelatina esteja completamente dissolvida.
Adicione o iogurte à mistura de creme e gelatina. Bata delicadamente até incorporar bem. Despeje a mistura em tigelas pequenas, ramequins ou forminhas de silicone para muffins.
Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até firmar.
Você pode servir a panna cotta diretamente nas tigelas ou desenformá-la em pratos de servir, especialmente se usar forminhas de muffin. Para desenformar mais facilmente, mergulhe o fundo da tigela ou da forminha de muffin em água quente por alguns segundos e, em seguida, inverta-a delicadamente sobre um prato.
Substituição
Eritritol Adicione 1/4 de xícara (60 ml) de eritritol em pó ao creme enquanto aquece. Ele se dissolve facilmente, não fica arenoso e proporciona uma doçura suave sem os carboidratos.
Alulose: Adicione 1/4 de xícara (60 ml) de alulose ao creme antes de aquecê-lo. Você obterá um doce suave e sem grãos. A alulose é ótima porque se comporta como açúcar e não deixa gosto residual.
Fruta-do-monge: misture de 10 a 20 gotas de fruta-do-monge líquida para um sabor naturalmente doce.
Estévia: Adicione 1/4 de colher de chá de pó de estévia pura — ou 10 gotas de extrato de estévia puro — ao creme. Cuidado para não exagerar, pois a estévia costuma ser 300 vezes mais doce que o açúcar.
Variações para panna cotta
Use 1/2 colher de chá de baunilha em pó pura (fava de baunilha moída) para um sabor mais intenso ou adocicado de dar água na boca.
Adicione as raspas de um limão orgânico ao creme enquanto ele aquece para um toque cítrico refrescante. Basta coar as raspas antes de adicionar a gelatina
Experimente adicionar 1/2 colher de chá de mistura de condimentos como canela, cravo, nós moscada ao creme para um sabor quente e outonal. Perfeito para uma sobremesa inspirada no outono.
Ou ainda Polvilhe 1 colher de sopa de chocolate amargo ralado em cada porção, depois de despejar a mistura em tigelas. Misture delicadamente com uma colher para distribuir o chocolate no creme.
Cubra sua panna cotta com um punhado de frutas vermelhas frescas, como framboesas, mirtilos ou morangos, para dar um toque frutado e uma cor brilhante, no caso de deitas cetogênicas.
Outra opção é o delicado sabor Mocha adicionando e 1 colher de chá de café instantâneo ou pó de café expresso ao creme enquanto ele esquenta. Prossiga com a receita normalmente. Pouco antes de servir, polvilhe um pouco de cacau em pó sem açúcar por cima de cada porção.



Comentários